terça-feira, 4 de outubro de 2016

Diagrama de fase
Um diagrama de fase em físico-química, engenharia, mineralogia e ciência dos materiais é um tipo de gráfico que mostra as condições de equilíbrio entre as fases termodinamicamente distintas. Em matemática e em física, um diagrama de fase também tem significados alternativos, como um sinônimo de espaço físico.

Resultados da pesquisa

terça-feira, 23 de agosto de 2016


2 Lei de Newton

"A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida."
De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui.
Inércia: a primeira lei de Newton
Para exemplificar, imaginem a seguinte situação: quando uma família viaja em um automóvel em movimento retilíneo e uniforme em relação à Terra e, por algum motivo, o motorista freia bruscamente, todos que estão no carro são atirados para frente em relação ao carro. Isso ocorre em virtude da inércia, isto é, da tendência que todos têm de manter a velocidade constante em que o carro vinha trafegando em relação à Terra.



quinta-feira, 23 de junho de 2016

Hiroshima:

Foi uma bomba lançada pelos EUA no Japão em 6 de agosto de 1945, causando grande devastação na cidade e mais de 70 mil mortes, atualmente a cidade tem mais de 1,1 milhão de habitantes , apesar do fato ter gerado uma infinidade de conhecimentos físicos sou completamente contra simplesmente pelo fato de 70 mil pessoas terem morrido na hora da bomba. 

Efeitos das cores nos humanos:

Há vários estudos sobre os efeitos das cores nos seres humanos, principalmente emoções:

Branco – purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;Preto – luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, subtileza;Amarelo – concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução;Rosa – Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;

Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;Verde -esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;Lilás - influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade;

Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro

Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.








terça-feira, 14 de junho de 2016

Por que o céu é azul?

Quando a luz passa através de um prisma, seu espectro é dividido em sete cores monocromáticas, eis que surge um arco-íris de cores. A atmosfera faz o mesmo papel do prisma, atuando onde os raios solares colidem com as moléculas de ar, água e poeira e são responsáveis pela dispersão do comprimento de onda azul da luz.

Leis da física não respeitadas pelos super-heróis: 

Flash:
O flash desrespeita varias leis da física, o seu poder em si já é um insulto para a física, o flash já ultrapassou a velocidade da luz,suas células se reproduzem em uma velocidade absurda, ele não deveria ser capaz de enxergar quando corre, afinal, ele é o flash.

Mistica (X-men): 

Seu poder é contra as leis da física  pois as células são incapazes de se modificar tão facilmente quanto demonstrado. 

Explique por que um homem invisível deveria ser cego.

O homem invisível é cego porque sua retina é transparente assim como todo o corpo, deixando a luz passar por ela. Sendo assim, nenhuma imagem é formada em sua retina e ele não vê a imagem à sua frente, o que o torna cego.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Questões ENEM

Quando uma radiação passa de um meio para o outro:

I. sua frequência varia e seu comprimento de onda permanece constante.
II. sua velocidade varia e sua frequência permanece constante.
III. a velocidade varia e o comprimento de onda permanece constante.
IV. a frequência, a velocidade e o comprimento de onda permanecem constantes.
V. a frequência, a velocidade e o comprimento de onda variam.

É verdadeira a afirmação de número:
I
 II
 III
 IV
 V
Um turista, observando o mar de um navio ancorado, avaliou em 12 metros a distância entre as cristas das ondas que se sucediam. Além disso, constatou que se escoaram 50 segundos até que passassem por ele 19 cristas, incluindo nessa contagem tanto a que passava no instante em que começou a marcar o tempo como a que passava por ele quando terminou. Efetuando os cálculos adequadamente, ele concluiu, corretamente, que a velocidade de propagação dessas ondas valia:
2,16 m/s
 2,82 m/s
 3,10 m/s
 3,80 m/s
 4,32 m/s
Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. 
Disponível em: www.ufsm.br. 
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado). 
Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ressonância
É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.
Eco

 As ondas sonoras batem em diversos obstáculos e são, posteriormente, rebatidas por eles. Em ambas situações criadas, tanto no exemplo do ambiente vazio quanto no da caverna, ocorre um fenômeno conhecido como eco, que esta relacionado a outro fenômeno, a reflexão de ondas.
Acústica

É a área da Física que estuda o som. Para entende-la melhor precisamos relembrar alguns conceitos:
Onda: é a variação periódica de uma grandeza física. Uma onda é composta por:
Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda.
Vale: Pontos de menor intensidade da onda.
Nível Médio: Pontos entre o as Cristas e os Vales.
A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ).


λ – Comprimento
y - Amplitude

O tempo que uma oscilação leva para se repetir é chamado período (T), medido em segundos(s). A frequência (f) significa quantas vezes uma oscilação se repete por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz).

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Refração

Chamamos de refração da luz o fenômeno em que ela é transmitida de um meio para outro diferente, nesta mudança de meios a frequência da onda luminosa não é alterada, embora sua velocidade e o seu comprimento de onda sejam, e com essa alteração da velocidade de propagação ocorre um desvio da direção original.
Reflexão 

Em uma onda, de modo semelhante ao que acontece com a luz, também pode haver reflexão. A reflexão acontece quando uma onda que se propaga em um meio encontra um obstáculo, que separa esses dois meios, e retorna ao mesmo meio de propagação. A reflexão pode ocorrer total ou parcialmente.
Vamos imaginar uma corda esticada e fixada em uma parede, como mostra a figura abaixo. Ao sacudir a corda na extremidade livre, produz-se um pulso de onda para cima com direção à parede. Quando a onda (pulso) atinge a parede (P) ela é refletida com o pulso invertido, ocorrendo então o que chamamos de inversão de fase.

Essa inversão acontece com base na terceira lei de Newton, ação e reação. A onda atinge a parede com uma força (F), com a finalidade de produzir um deslocamento para cima, então a parede reage com uma força (-F) de mesma intensidade, mas com sentido contrário sobre a corda surgindo, dessa forma, um pulso invertido.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Geocêntrico e Heliocêntrico



Geocêntrico: A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo,segundo a qual a Terra seria o centro do Universo. Um dos temas que proporcionou muitos debates ao longo da história foi a dinâmica do Sistema Solar. O interesse em compreender os movimentos dos corpos celestes gerou muitas observações, pesquisas e teorias religiosas e científicas sobre esse fenômeno. 


Por volta de 350 a.C., na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria e Posteriormente, no século II d.C., o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico,Segundo essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela ao longo de um círculo (epiciclo). Conforme o geocentrismo, cada astro se movimenta com velocidade distinta, cuja ordem de proximidade da Terra é a seguinte: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Esse modelo de Sistema Solar foi defendido pela Igreja Católica durante mais de 1.400 anos, visto que apresentava aspectos de passagens bíblicas. 

Heliocêntrico:Heliocentrismo é a teoria que conhecemos hoje a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do sol.
Nicolau Copérnico, um polonês que viveu entre 1453–1543, é considerado o fundador da astronomia moderna e pai do heliocentrismo porem foi o  astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C.